Avançar para o conteúdo principal

Álbum de Recordações - alguns originais exclusivos

Mais um dia de novidades exclusivas, desta feita com imagens inéditas que, garanto, a maior parte de vocês nunca viu. Tratam-se dos desenhos originais que me foram oferecidos, durante o Festival da Amadora do ano passado, pelos meus convidados para essa edição – CAMERON STEWART e SEAN PHILIPS.

Cameron Stewart presenteou-me pessoalmente com uma ilustração sublime de XORN, o misterioso personagem dos New X-Men de Grant Morrison, feita durante a sua estadia no hotel em Lisboa. Acreditem que quase chorei quando ele me deu isto para as mãos. Tinha-lhe perguntado casualmente se ele sabia desenhar o Xorn, e ele respondera-me que sim. Depois, não voltámos a tocar no assunto. Mal sabia eu…

E vem assim a propósito um episódio que o próprio Cameron me contou durante a sua estada, e que se enquadra na perfeição no artigo que escrevi aqui sobre os editores e que tanta discussão gerou. Recordem primeiro que, a determinado momento, a run de Morrison em NXM entrou na mais completa descoordenação editorial, com artistas designados ou alterados à última da hora. Pois bem, Morrison queria Cameron Stewart a desenhar NXM, Cameron queria desenhar NXM de Morrison, só que… a Marvel não quis! Os editores acharam que o estilo de arte não era bem o que procuravam… Sem comentários. Os que fiz outro dia encaixam-se perfeitamente…

Mas Cameron era mesmo um gentleman! Como se não bastasse um Xorn com aquela qualidade, decidiu ainda presentear a minha mulher, Fátima, com uma CATWOMAN de babar, devidamente acompanhada pelos nossos dois únicos gatos da altura, os pretos Nero e Afonso, devidamente identificados na coleira e igualmente contemplados na dedicatória.

Só para terem ideia da inspiração de Cameron Stewart nesta ilustração, o escritor Ed Brubaker (o meu terceiro convidado para o Festival e argumentista de Catwoman, série que Cameron desenhou durante um ano) afirmou premptoriamente que este era o melhor desenho da Catwoman que Cameron já alguma vez fizera! Lucky us!


Finalmente, o PIG especialmente desenhado por Sean Philips para a Kingpin of Comics utilizar no material promocional que distribuímos no festival. Um Pig verdadeiramente bad ass, baseado em Holden Carver, protagonista da série Sleeper, de Brubaker e Philips.

E sabem porque é que Sean Philips é tão rápido e nunca falha uma deadline? Simples! Nas palavras dele: “Because I like money!”.

Pragmático, no mínimo.

Comentários

Anónimo disse…
E ainda falta o exclusivíssimo Scott Pilgrim do Cameron!
Mário Freitas disse…
Exacto! E lembrei-me agora que isso está aqui comigo! Não te esqueças disso.

Tenho de fazer um actualização posterior com essa imagem.
Anónimo disse…
Lindo!!!
Catwoman fantástica; gatos maravilhosos e é claro: proprietária babadíssima ;)
Anónimo disse…
Tá lá agor aí contigo, já tenho esse sketch aqui há tanto tempo, ao pé da minha página original do Vol. 2!

...
Acho eu, que agora deixaste-me duvidoso.
Anónimo disse…
Se eu disser que o Xorn é a melhor personagem do Universo Marvel pós 2000 será exagerado? Não! As publicações mais recentes dão-me razão (House of M e Civil War, bahhhhhhh!).

Mas a personagem Xorn é complexa, fascinante e visualmente viciante. A minha preferida é a versão Quitely, na capa a olhar para o hamburger. No entanto a segunda melhor é sem dúvida, agora que conheço está versão do Cameron Stewart. Fantástico! E sem qualquer dúvida o pormenor da borboleta mostra que leu a saga e que ama esta personagem que posteriormente foi vandalizada pela Marvel.

Mensagens populares deste blogue

Lançamento de "A FÓRMULA DA FELICIDADE Vol.2"

É já no próximo dia 1 de Abril (totalmente verídico), 5ª feira, véspera de feriado, às 18h30 na Kingpin Books , que será enfim lançado o tão aguardado 2º e último volume da FÓRMULA DA FELICIDADE. O lançamento contará com a presença dos autores NUNO DUARTE e OSVALDO MEDINA e da magnífica equipa de coloristas que abrilhantou os desenhos do Osvaldo, composta por Ana Freitas, Patrícia Furtado, Filipe Teixeira e Gisela Martins (a Sara Ferreira não se encontra em Portugal). Será igualmente inaugurada uma exposição de desenhos originais do livro na Kingpin Books e ainda no local da after-party... After-party essa que decorrerá a partir das 11h no Bar Al Souk, em Santos (mais concretamente na Rua do Mercatudo, transversal da Av.D.Carlos I, depois das escadinhas ao lado da Botica). A after-party estará aberta ao público, que poderá assim conversar um pouco com os autores, observar as pranchas originais do livro e ainda assistir a uma actuação ao vivo dos Cubic Nonsense, a banda onde eu próprio

A Kingpin Books no BD Amadora 09

Dando seguimento à longa escalada iniciada já há 10 anos, a Kingpin Books marcará este ano forte presença no Festival de BD da Amadora , que decorrerá de 23 de Outubro a 8 de Novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa. Assim, contribuímos para a presença, no 1º fim-de-semana do Festival, de 4 autores estrangeiros de BD , nomeadamente os canadianos Cameron Stewart , Karl Kerschl e Ramón Pérez , e o norte-americano CB Cebulski , argumentista e editor da Marvel Comics. Juntando-se ao já nosso bem conhecido Cameron Stewart - notabilizado pelas suas colaborações com Grant Morrison em Seaguy , Seven Soldiers e, brevemente, no campeão de vendas Batman and Robin - chegam os seus colegas de estúdio e do colectivo TX Comics (onde se encontram provavelmente os melhores webcomics do planeta), Karl Kerschl (acabadinho de terminar as suas histórias do Flash no inovador Wednesday Comics ) e Ramón Pérez, um dos artistas da recente mini-série da Marvel NYX: No Way Home , e com projectos em ca

Amadora 2009 – Eu contribuí. E vocês?

Terminou o Amadora BD deste ano. Com todas as condicionantes e cortes orçamentais anunciados, e perante o espectro (eterno, diria) da crise, acabou por ser uma agradável surpresa. Foi um evento participado, animado, com um feeling refrescante e um salutar ambiente de renovação com muitos autores novos e muita gente nova. Muito se tem já dito e escrito sobre o evento, desde análises sérias e ponderadas, aos habituais muros de lamentações de quem muito exige e pouco faz. Justiça reposta O festival tem defeitos? É óbvio que tem, caso contrário não se gastariam centenas de linhas a falar deles, em blogues e afins. Mas é, inequivocamente, o único festival de verdadeira dimensão nacional e internacional, o único que atrai verdadeiro público, o único que justifica investimentos editoriais, o único que justifica o investimento do (muito) tempo gasto na sua preparação e participação. Depois, o festival é vítima de duas das piores características do povo português, se quisermos acreditar em t