Espírito Crítico - Blog da KINGPIN BOOKS

sexta-feira, agosto 18, 2006

Álbum de Recordações - alguns originais exclusivos

Mais um dia de novidades exclusivas, desta feita com imagens inéditas que, garanto, a maior parte de vocês nunca viu. Tratam-se dos desenhos originais que me foram oferecidos, durante o Festival da Amadora do ano passado, pelos meus convidados para essa edição – CAMERON STEWART e SEAN PHILIPS.

Cameron Stewart presenteou-me pessoalmente com uma ilustração sublime de XORN, o misterioso personagem dos New X-Men de Grant Morrison, feita durante a sua estadia no hotel em Lisboa. Acreditem que quase chorei quando ele me deu isto para as mãos. Tinha-lhe perguntado casualmente se ele sabia desenhar o Xorn, e ele respondera-me que sim. Depois, não voltámos a tocar no assunto. Mal sabia eu…

E vem assim a propósito um episódio que o próprio Cameron me contou durante a sua estada, e que se enquadra na perfeição no artigo que escrevi aqui sobre os editores e que tanta discussão gerou. Recordem primeiro que, a determinado momento, a run de Morrison em NXM entrou na mais completa descoordenação editorial, com artistas designados ou alterados à última da hora. Pois bem, Morrison queria Cameron Stewart a desenhar NXM, Cameron queria desenhar NXM de Morrison, só que… a Marvel não quis! Os editores acharam que o estilo de arte não era bem o que procuravam… Sem comentários. Os que fiz outro dia encaixam-se perfeitamente…

Mas Cameron era mesmo um gentleman! Como se não bastasse um Xorn com aquela qualidade, decidiu ainda presentear a minha mulher, Fátima, com uma CATWOMAN de babar, devidamente acompanhada pelos nossos dois únicos gatos da altura, os pretos Nero e Afonso, devidamente identificados na coleira e igualmente contemplados na dedicatória.

Só para terem ideia da inspiração de Cameron Stewart nesta ilustração, o escritor Ed Brubaker (o meu terceiro convidado para o Festival e argumentista de Catwoman, série que Cameron desenhou durante um ano) afirmou premptoriamente que este era o melhor desenho da Catwoman que Cameron já alguma vez fizera! Lucky us!


Finalmente, o PIG especialmente desenhado por Sean Philips para a Kingpin of Comics utilizar no material promocional que distribuímos no festival. Um Pig verdadeiramente bad ass, baseado em Holden Carver, protagonista da série Sleeper, de Brubaker e Philips.

E sabem porque é que Sean Philips é tão rápido e nunca falha uma deadline? Simples! Nas palavras dele: “Because I like money!”.

Pragmático, no mínimo.

5 Comentários:

  • E ainda falta o exclusivíssimo Scott Pilgrim do Cameron!

    By Anonymous Bruno, at sexta-feira, agosto 18, 2006  

  • Exacto! E lembrei-me agora que isso está aqui comigo! Não te esqueças disso.

    Tenho de fazer um actualização posterior com essa imagem.

    By Blogger Mário Freitas, at sexta-feira, agosto 18, 2006  

  • Lindo!!!
    Catwoman fantástica; gatos maravilhosos e é claro: proprietária babadíssima ;)

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, agosto 18, 2006  

  • Tá lá agor aí contigo, já tenho esse sketch aqui há tanto tempo, ao pé da minha página original do Vol. 2!

    ...
    Acho eu, que agora deixaste-me duvidoso.

    By Anonymous Bruno, at sexta-feira, agosto 18, 2006  

  • Se eu disser que o Xorn é a melhor personagem do Universo Marvel pós 2000 será exagerado? Não! As publicações mais recentes dão-me razão (House of M e Civil War, bahhhhhhh!).

    Mas a personagem Xorn é complexa, fascinante e visualmente viciante. A minha preferida é a versão Quitely, na capa a olhar para o hamburger. No entanto a segunda melhor é sem dúvida, agora que conheço está versão do Cameron Stewart. Fantástico! E sem qualquer dúvida o pormenor da borboleta mostra que leu a saga e que ama esta personagem que posteriormente foi vandalizada pela Marvel.

    By Anonymous Fernando Campos, at sábado, agosto 19, 2006  

Enviar um comentário

<< Home