Espírito Crítico - Blog da KINGPIN BOOKS

sexta-feira, janeiro 30, 2009

"A Fórmula da Felicidade" nas notícias

Transcrição da notícia difundida pela Agência Lusa pelos órgãos de comunicação, em sequência da entrevista feita com o argumentista Nuno Duarte, o artista Osvaldo Medina e eu próprio.

BD: "A fórmula da felicidade" está disponível

Lisboa, 22 Jan (Lusa) - Um pequeno génio que descobre a receita para ser feliz é o mote da banda desenhada "A fórmula da felicidade", de Nuno Duarte e Osvaldo Medina, que a editora portuguesa Kingpin Books lança esta semana.

O primeiro de dois volumes da banda desenhada é lançado este sábado em Lisboa e conta com história original de Nuno Duarte, argumentista das Produções Fictícias, e desenho do autor de BD Osvaldo Medina.

"`A fórmula da felicidade` retrata a vida de um jovem génio que cresce no Alentejo profundo e cujo principal companheiro são os números, as equações e as fórmulas", explicou Nuno Duarte à agência Lusa. "Com o avançar dos tempos vai desenvolvendo várias psicoses pela vida que teve, pelas pessoas que conhece, tudo culmina com a criação de uma fórmula que cria instantaneamente felicidade em quem a ouve", disse o argumentista.

A história, que chegou a ser um projecto para um filme de animação, foi transposta para banda desenhada através de um método inédito para Nuno Duarte, que trabalha pela primeira vez em BD com Osvaldo Medina. "Normalmente trabalho num guião definido, mas como tinha muita confiança na capacidade de visualização do Osvaldo, eu dei descrições genéricas das pranchas e deixei à capacidade dele para enquadrar num `storyboard`", referiu Nuno Duarte.

Osvaldo Medina, que tem trabalhado em animação, disse à Lusa que andava há muito tempo para entrar no mundo da BD, mas não tinha feitio para "pedinchar". "É um mundo complicado para arranjar edições e gente que publique e eu não tenho características para andar a pedinchar. Quando apareceu esta oportunidade agarrei-a", afirmou.

Em "A fórmula da felicidade" as personagens são metade humanas metade animais, à semelhança do que fizeram, por exemplo, os espanhóis Guarnido e Canales em "Blacksad", uma opção que, segundo Nuno Duarte, se deve a uma "questão de expressividade" e a uma tentativa de "marcar a diferença no mercado". Para Osvaldo Medina, a experiência com o cinema de animação deu-lhe suporte para encarar este álbum como o "storyboard" de um filme em vez de "uma banda desenhada estática".

A decisão de dividir a história de "A fórmula da felicidade" em dois volumes foi editorial, disse Mário Freitas, editor da Kingpin Books, porque seria "um enorme risco fazer um álbum de noventa páginas", porque o "mercado português de BD é extremamente diminuto". O editor não descarta ainda a hipótese de uma edição internacional da história, sobretudo para o mercado franco-belga.

"A fórmula da felicidade", que conta ainda com cor de Ana Freitas, Gisela Martins e Jorge Coelho, design de Mário Freitas e prefácio de Nuno Artur Silva, será lançado sábado na loja da Kingpin Books, em Lisboa. O segundo volume deverá sair no final do ano, por ocasião do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

2 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home