Espírito Crítico - Blog da KINGPIN BOOKS

quinta-feira, outubro 08, 2009

A Kingpin Books no BD Amadora 09

Dando seguimento à longa escalada iniciada já há 10 anos, a Kingpin Books marcará este ano forte presença no Festival de BD da Amadora, que decorrerá de 23 de Outubro a 8 de Novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa.

Assim, contribuímos para a presença, no 1º fim-de-semana do Festival, de 4 autores estrangeiros de BD, nomeadamente os canadianos Cameron Stewart, Karl Kerschl e Ramón Pérez, e o norte-americano CB Cebulski, argumentista e editor da Marvel Comics.

Juntando-se ao já nosso bem conhecido Cameron Stewart - notabilizado pelas suas colaborações com Grant Morrison em Seaguy, Seven Soldiers e, brevemente, no campeão de vendas Batman and Robin - chegam os seus colegas de estúdio e do colectivo TX Comics (onde se encontram provavelmente os melhores webcomics do planeta), Karl Kerschl (acabadinho de terminar as suas histórias do Flash no inovador Wednesday Comics) e Ramón Pérez, um dos artistas da recente mini-série da Marvel NYX: No Way Home, e com projectos em carteira para a Wildstorm e a Dark Horse.

A vinda a Portugal dos 4 canadianos será acompanhada por uma edição em papel, a primeira em todo o mundo, de uma selecção dos seus webcomics, naquela que será a primeira edição traduzida a publicar pela Kingpin Books. Em paralelo com a exposição colectiva patente no espaço do festival e que se debruçará em exclusivo nos webcomics, decorrerá outra exposição, aqui na Kingpin Books, com o material mais mainstream dos 3 autores canadiados, com grande destaque para a capa e páginas interiores de Batman and Robin 8, com publicação prevista apenas para Fevereiro de 2010. Para além da presença no festival nos dias 24 e 25 de Outubro, os 3 autores estarão na Kingpin Books no dia 28, em hora a definir, para uma sessão especial de autógrafos e convívio com os seus fãs, não sendo de excluir a possibilidade de uma Master Class na sala de Workshops.

Quanto a CB Cebulski, é especialmente conhecido como o editor caça-talentos da Marvel e como argumentista das séries Spider-Man: Fairy Tales e Avengers: Fairy Tales, onde colaborou com os portugueses Ricardo Tércio, João Lemos e Nuno Plati. À margem do festival, a Kingpin Books agendou já uma Master Class com o autor americano marcada para dia 22, 5ª feira, véspera da inauguração do festival, aqui na loja. CB Cebulski partilhará a sua experiência como autor e editor, e dará dicas inestimáveis aos aspirantes a autores sobre a melhor forma de progredirem na carreira e a melhor forma de apresentarem um portfólio profissional de qualidade.

Mas nem só de autores estrangeiros, bem pelo contrário, se faz a nossa presença no BD Amadora deste ano. Assim, a lançar igualmente no 1º sábado do evento, Mucha marca o regresso à BD do notável romancista David Soares, num álbum de puro horror desenhado pelo Osvaldo Medina e arte-finalizado por mim próprio. E falar do cada vez mais omnipresente Osvaldo Medina é falar, naturalmente, de A Fórmula da Felicidade vol.1, a história saída da mente do argumentista Nuno Duarte e nomeada para as 3 principais categorias dos Prémios Nacionais de BD. Os originais de A Fórmula da Felicidade e de Mucha terão direito a uma exposição exclusiva no Festival, onde conto poderem ver uma mosca gigante em 3D, a estrela da cenografia da exposição.

Para além do lançamento e apresentação dos dois novos livros e das habituais sessões de autógrafos com os autores envolvidos, levantarei um pouco o véu do que serão as novidades editoriais da Kingpin Books para 2010, com destaque imediato para o 2º e último volume da Fórmula, logo no início do ano, e para os regressos do Super Pig, com "O Impaciente Inglês" e do C.A.O.S., com "Agentes do CAOS". Mais um ano em grande em perspectiva e prometo não ficarmos por aí.

Por ora é tudo. Mais detalhes e outras notícias em breve.
Conto convosco!

3 Comentários:

  • Viva Mário.
    Grande actividade e grandes iniciativas, como tem vindo a ser o teu hábito.
    Fico (muito) satisfeito por toda a tua acção.
    Parabéns.
    J. Mascarenhas

    By Blogger J.Mascarenhas, at segunda-feira, outubro 12, 2009  

  • É com imenso prazer que leio estas noticias. No que cada vez mais vem sendo um hábito, as vossas iniciativas têm sido um "safanão" no panorama da BD em Lisboa. Espero sinceramente que os vossos convidados deste ano sejam, à semelhança dos anos anteriores, uma forte contribuição para o êxito do festival e consequentemente da Kingpin.

    Parabéns Mário & Co

    RuiR

    By Blogger Rui, at quarta-feira, outubro 14, 2009  

  • Obrigado pelas vossas palavras. Sei que são sinceras e são sempre, como tal, um grande estímulo.

    Abraço.

    By Blogger Mário Freitas, at segunda-feira, outubro 19, 2009  

Enviar um comentário

<< Home