Espírito Crítico - Blog da KINGPIN BOOKS

sexta-feira, novembro 27, 2009

Masterclass de Mangá na Kingpin Books

MASTERCLASS INTEGRADO DE MANGA

Data: 5 de Dezembro, Sábado, das 10 às 17h (intervalo para almoço entre as 13 e as 14h)
Formadores: Gisela Martins (desenhadora e colorista) e Mário Freitas (argumentista e editor)
Duração: 6 horas
Preço: 40EUR
Vagas: 7
Inscrições: enviar mail para kingpinbooks@gmail.com

Pretende-se neste Masterclass levar os alunos a experimentarem as fases principais na criação de uma história no estilo mangá e das personagens que nela participam. O programa da masterclass abrange o seguinte:

- Introdução às origens do manga contemporâneo
- Diferenças estilísticas e narrativas entre o mangá e a BD de outras proveniências geográficas.
- Da génese da ideia à narrativa em mangá.
- Criação de personagens: os estilo “shounen” e shoujo”
- Anatomia da figura humana: caracterização física de uma personagem de modo a torná-la reconhecível através da sua pose, roupa, expressões facial e corporal.
- Definição das motivações e background das personagens.
- Exercício prático com criação e desenho de personagens.
- Interacção entre personagens e cenários: princípios básicos de lay-out e composição de página.
- O esboço, o desenho a lápis e a arte-final a tinta (inking): conselhos e técnicas mais comuns, com recurso a pincel e canetas técnicas.
- Estruturação de uma história e ritmo narrativo: os tempos e pausas narrativas, o motor narrativo, a tensão e o conflito.
- Exercício prático com diálogos.
- Balonagem e legendagem e a sua integração numa página desenhada.
- Tons cinza: as tramas (ou screen tones) e a sua função na legibilidade e aspecto final de uma página.
- Considerações finais e troca de impressões.

Biografia dos formadores:

Gisela Martins (http://shoottokill.wordpress.com/)

Nascida em 1979, em Proença-a-Nova, começou as suas andanças pelo mundo da banda desenhada participando em concursos de B.D. e exposições. Só mais tarde ingressaria no AR.CO. onde estudou Desenho e Ilustração. Desde sempre adepta de anime e manga, iria criar em parceria com Marco Felgueiras o Web comic “Magical Boys”. Ainda não satisfeita com a sua carreira académica, viria a estudar animação 2D/3D na ETIC durante dois anos.

Durante o seu percurso artístico participou em edições estrangeiras com Denise Akemi e Giovanna Guimarães bem como ajudou com a criação do evento ANIPOP onde mais tarde apresentou em conjunto com Sara Ferreira o grupo Shoot To Kill e lançou três revistas “A Go Go”. Nos últimos anos tem sido presença em vários festivais de banda desenhada dando conferências e workshops/demonstrações de manga, bem como colaborado com a Embaixada do Japão na Feira Internacional do Turismo de Lisboa. Presentemente trabalha como artista 2D/Concept Artist na Biodroid Productions e colabora com editoras como a NCreatures e Kingpin.
Trabalhos mais conhecidos como autora: “Magical Boys”, “A Go Go” 1,2 e 3, “Ad Lucem” para a colectânea Venham +5
Trabalhos mais conhecidos como colorista: Super Pig e CAOS da editora Kingpin

Mário Freitas

Nasceu em Lisboa em 1972 e é licenciado em Gestão pelo ISEG. Foi consultor de investimentos e criou a então Kingpin of Comics em 1999, na altura a primeira loja online de BD a surgir em Portugal. Abriu a primeira loja física em 2002 e a segunda (em frente à outra, uma espécie de ampliação) em 2004, dedicando-a exclusivamente ao Mangá e ao Anime. Em 2008, adoptou o nome Kingpin Books e mudou-se para uma livraria de maiores dimensões, que inclui galeria de originais e sala de formação.

Participa desde 1999 no Festival de BD da Amadora, tendo convidado ao longo dos anos autores como Seth Fisher, Cameron Stewart, Ed Brubaker, Sean Philips, Tara McPherson e, mais recentemente, Karl Kerschl, Ramón Pérez e CB Cebulski. Inicou as lides editoriais em 2006, publicando até ao momento quatro Super Pig, três CAOS, um volume da Fórmula da Felicidade, o álbum Mucha e a tradução de TX Comics, feita pelo próprio. As edições publicadas obtiveram já um total de 2 prémios e 10 nomeações em prémios de BD a nível nacional. Acumula as funções de editor com diferentes funções criativas, incluindo a de argumentista, arte-finalista, legendador, designer e paginador. Lecciona um workshop integrado de BD onde procura novos talentos da banda desenhada portuguesa.

1 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home